12 de julho de 2008

Sistema de Integração Corporativa – Sicorp (2ª parte)

O Nascimento do Sicorp

A experiência acumulada na PlanNet

A PlanNet é uma empresa de consultoria que se dedica ao desenvolvimento de inovações tecnológicas e suas aplicações na forma de projetos de investimento. A empresa foi fundada por um profissional formado em engenharia pela Universidade Federal Fluminense em 1980, que acumulou variada experiência em estratégia e planejamento ao longo das suas atividades profissionais, atuando nas seguintes áreas:

. análise e planejamento funcional de sistemas de engenharia;
. planejamento da execução de obras de engenharia (PERT);
. planejamento urbano municipal integrado;
. planejamento de obras e serviços públicos municipal;
. planejamento científico e tecnológico estadual;
. planejamento de administração financeira de empresas;
. planejamento de campanhas políticas;
. planejamento mineral nacional;
. planejamento energético nacional;
. análise e planejamento de sistemas de informática estruturados;
. análise e planejamento de sistemas de informática orientado ao objeto;
. planejamento em universidade;
. planejamento de apoio ao desenvolvimento tecnológico para empresas de alta tecnologia;
. planejamento de política econômica.


O esforço da PlanNet


A PlanNet Consultoria, empresa que se dedica ao desenvolvimento de conteúdo para inteligência corporativa, usando redes de computadores, investiu na linha de pesquisa da inteligência combinada, em busca de solução para o problema da verificação de coerência em dados complexos de computador no formato de texto. Este esforço foi realizado, visando sua aplicação na automação das análises positivas da realidade para a definição de estratégias e planejamento corporativo.


Inspirando-se nos sistemas nacionais de inovação dos países desenvolvidos, a PlanNet encontrou duas respostas satisfatórias, dois sistemas de análise, que podem ser implementados em computador, para realizar o trabalho em conjunto com as equipes humanas, e possibilitar o processamento automático das informações corporativas, inclusive os dados complexos de computador no formato de texto.

A barreira semântica foi superada adicionando inteligência combinada ao processo científico de análise econômica. A PlanNet teve a sorte de resolver este importante problema, que surge especificamente no campo científico da tradução mecanizada da linguagem.

Uma das soluções aplica lógica jurídica, é mais fácil de entender e foi gerado um produto demonstrativo em 1997, prevendo os acontecimentos econômicos em 2002. Hoje já se tem notícias de sistemas semelhantes sendo desenvolvidos em outras áreas, como na indústria petrolífera. A segunda solução é mais complexa e envolve outros campos do conhecimento, como o Cálculo de Predicados e Inteligência Artificial. Os aspectos internos desta solução representam um salto tecnológico e somente os especialistas em alta tecnologia podem entender.

O sistema de análise

Após reunir todo o conhecimento prático e teórico de estratégia e planejamento, o fundador da empresa se aliou a consultores da área de economia, ligados ao mercado de capitais, administração da informação e alta tecnologia de informática. Agregando o conteúdo excelente nessas áreas, desenvolveu vários projetos inovadores. Uma dessas inovações é um sistema de análise, capaz de fazer verificação de coerência lógica em dados complexos de computador no formato de texto.

O sistema de análise é uma inovação tecnológica, que permite realizar a verificação de coerência lógica em dados complexos de texto, em tempo real de leitura e digitação, através das inteligências humana e artificial combinadas.

Superar o problema da semântica e construir um sistema de análise de textos com verificação de coerência lógica em tempo real de leitura e digitação, permite resolver inúmeros problemas acadêmicos. Mas essa solução não se traduz em capital se não tiver uma aplicação prática. Por outro lado, uma aplicação prática não se traduz em dinheiro se não houver um grande interesse comercial.


A escolha da aplicação comercial


Para atender os requisitos do capital, a aplicação escolhida foi o desenvolvimento de inteligência para corporações que atuam no mercado financeiro, onde pequenos avanços podem representar grandes somas de capital, evitando erros que trazem grandes prejuízos ou acertando nas decisões mais lucrativas.

O intento da PlanNet viabiliza várias aplicações úteis e lucrativas no mercado financeiro, trazendo grande aumento de capacidade na análise da economia real. Nas duas soluções encontradas a análise lógica de longo prazo pode ser realizada instantaneamente se uma base cumulativa de dados complexos estiver disponível. Esse aumento de capacidade permite reduzir drasticamente o tempo de resposta aos fatos novos no mercado financeiro, onde tempo é dinheiro, proporcionando uma grande vantagem operacional aos usuários capitalistas.


Conseqüências


Se esta grande vantagem na capacidade de análise permanecer por tempo suficiente nas mãos de um grande capitalista, então, uma grande quantidade dos recursos mundiais poderá mudar de propriedade.

Além desses aspectos, depois que os programas com essa nova tecnologia surgirem no mercado, todos os programas da classe "office", atualmente em uso nas corporações, vão se tornar obsoletos. Como não se pode parar o que existe, novos sistemas deverão ser instalados em paralelo aos já existentes. Por isso, os parceiros potencialmente mais interessados são os fornecedores de hardware em todo o mundo.

Finalmente, o dinheiro que deverá ser gasto para implementar estes novos programas é muito pouco comparado com os ganhos obtidos com a aplicação, tanto com o uso no mercado financeiro quanto com a comercialização do programa.


O nascimento do Sicorp


A inteligência nas corporações, seja humana ou combinada, é totalmente dependente  das informações que estão contidas nos documentos registrados e contidos nos sistemas de documentação e informação. Logo, antes de poder aplicar o sistema de análise nas corporações é preciso ter acesso, coletar, classificar, reunir, selecionar e processar as informações contidas em todos os sistemas de informações da corporação.

Para encontrar uma solução comercial, que sirva para todas as corporações, é preciso que o sistema seja de uso genérico. Para isso foi desenvolvido um estudo para definir uma estrutura básica de informações que existe em todas as corporações e que não pode deixar de existir em nenhuma delas. Os cinco sistemas fundamentais da Estrutura Básica de Estratégia e Planejamento - EBEP - são: Sistema de Biblioteca; Sistema de Arquivo; Sistema de Acesso, Protocolo e Comunicação; Sistema de Planejamento e Programação de Projetos; Sistema de Controle de Atividades.

O padrão de excelência desses sistemas básicos é objeto da International Standard Organization - ISO. Por esse motivo adotamos a denominação de Estrutura Básica de Estratégia e Planejamento - EBEP - ISO.

Quando a tecnologia dos cinco sistemas EBEP-ISO foi reunida ao sistema de análise em um único sistema, com uma mesma hierarquia de objetos abstratos, nasceu o Sistema de Integração Corporativa – Sicorp, e para viabilizar a comercialização foi desenvolvido o projeto de investimento SPIAM S.A., para o mercado aberto.

Nenhum comentário: