16 de janeiro de 2010

Multidão de sábios é coisa muito improvável

Não é uma exclusividade de Steve Jobs a percepção do fato de que a grande maioria das pessoas nas organizações mais sofisticadas do mundo, as corporações de alta tecnologia, embora bem vestidas e falando quase do mesmo modo, na verdade, para efeito de raciocínio objetivo e tomada de decisão, são verdadeiros idiotas. Isso é apenas mais uma atribuição injusta de crédito alheio que ele está recebendo.

Se não considerarmos pelo cinismo a Diógenes, que procurava em praça pública com uma lâmpada durante o dia por um homem "lúcido" entre os homens comuns, então, não poderíamos deixar de lado o formal Nicolau Maquiavel, que escreveu no capítulo XXII de "O Príncipe", escrito há cinco séculos, que é possível distinguir "candidatos a ministro" pela capacidade mental, em três categorias, da seguinte maneira: "um tipo de mente compreende as coisas sem ajuda; outro entende as coisas demonstradas por outrem, finalmente, há os que nada conseguem compreender só ou com a assistência dos outros. A primeira espécie é a melhor, a segunda também é boa, mas a terceira é inútil."

Inteligência criativa

As mentes do primeiro tipo são inquietas e questionadoras, não engolem sentença sem coerência e buscam o conhecimento verdadeiro para solucionar problemas reais. Atacam as questões furiosamente em busca de solução e deixam de lado os exercícios, dentre os quais os da "prova" de inteligência acadêmica. O ritmo da sala de aula é muito lento e tedioso para essas mentes inquietas. Elas logo ficam entediadas e desinteressadas, e acabam abandonando a escola para procurar o conhecimento de forma direta e objetiva.

Os medíocres julgam as ideias pelo status do autor

As mentes do segundo tipo, para as quais a escola regula seu ritmo lento, decoram os exercícios dados em aula, fazem tudo que o mestre recomenda, pois, seu objetivo principal é ganhar muitos pontos para agradar o pai. Incapazes em análise e julgamento, eles não possuem discernimento para embasar suas "opiniões", que são sempre superficiais e inconsistentes, porque o fazem por imitação de alguém, escolhido por referência por ser famoso, rico ou poderoso.

Mecanismo da infecção das empresas

Os idiotas infectam a inteligência das corporações pela via acadêmica, porque o modo mais fácil de aprender sem raciocinar é justamente quando alguém ensina. A escola é para os medíocres, por isso os inteligentes têm educação diferenciada. Durante o treinamento acadêmico de hipocrisia os medíocres aprendem a imitar comportamentos e repetir os chavões acadêmicos da moda.

Quando as empresas crescem elas precisam admitir pessoal para dividir o trabalho. As tarefas de rotina podem ser bem executadas pelas mentes do segundo tipo, até ai, admitir medíocres não tem nenhum problema. A contaminação inicia quando o primeiro medíocre é alçado inadvertidamente nas áreas de poder e decisão da empresa. Primeiro, ele passa a escolher seus ajudantes e contrata uma multidão de faladores e bajuladores iguais a ele, depois desvia todo o esforço da sua equipe para atacar as mentes criativas, nessa frenética atividade eles consomem recursos gerando cizânia, mentira, falsidade, calúnia, hipocrisia e muita ostentação. Os criativos empenhados em trabalhar são presa fácil dos cretinos e vão sendo eliminados e progressivamente substituídos por outros bajuladores, até extinguir toda a inteligência inicial e matar a empresa.

Dai em diante eles assumem a liderança do defunto e o resultado não poderia ser outro, a derrocada de inúmeras iniciativas geniais pela deturpação, e milhares de decisões erradas. A presença dos idiotas é tão grande nas corporações que, embora a cooperação resulte sempre superior ao conflito, o jargão da competição interna se tornou um discurso acadêmico universal. A cooperação resulta sempre melhor resultado, não só na prática corrente, mas pela própria teoria dos jogos simples, que apesar de inútil para os jogos mais complexos como o xadrez, é tão admirada na academia. Finalmente, a maioria das grandes criações são ignoradas pelos medíocres, porque onde não tem dinheiro para criar a imagem da sabedoria os idiotas simplesmente ignoram.

Podemos facilmente mostrar para qualquer um, mas o faremos somente ao Sr. Steve Jobs, se ele nos procurar

Nós podemos facilmente demonstrar o elevado nível da mediocridade humana de várias maneiras em tempo real. Una prova da idiotice coletiva é uma deficiência tecnológica óbvia e facílima de resolver, que está presente em todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, incluindo os equipamentos de informática, bem na cara de todos. O problema e as fotos das consequências estão na Wikipedia, na Internet mas ninguém vê, porque é um problema de paradigma de engenharia, por isso, podemos afirmar que os computadores pessoais e corporativos, de todos os fabricantes, inclusive a Apple, apenas refletem a plena contaminação das áreas de engenharia das empresas de alta tecnologia pela mediocridade acadêmica em engenharia. O detalhe é que no passado os problemas semelhantes foram facilmente resolvidos pelos verdadeiros engenheiros e a solução ainda hoje se encontra nos livros antigos de engenharia. E ainda damos um doce a quem descobrir o problema que estamos tratando.

3 comentários:

Eric Gerhard disse...

Se eu concordar diretamente com tudo o que vc colocou que tipo de mente eu seria?

Aí vem a questão:
O título de idiota pode vir para mim em duas mãos.
1 - Eu concordo sem te questionar, por isso sou idiota.
2 - Eu discordo de tudo e aí você pode ser muito orgulhoso e dizer que idiota sou eu de não perceber algo tão claro.

Sob certo ponto de vista esse pensamento é muito interessante, mas acaba por vezes sendo um xeque-mate intelectual.

Adorei o post. Você escreve muito bem!

Sucesso e um forte abraço!

Eric Gerhard

Claydson disse...

Prezado Eric,
Inteligência é tema amplo; "take it easy". A criatividade é sintoma dela.
Estimulado por teu comentário, avanço mais no tema.

"Quem é o idiota"
A inteligência criativa ocorre em todas as atividades humanas, mas é um grande engano pensar que um gênio em futebol será um gênio no xadrez ou na pintura.
Nas empresas grandes, inevitavelmente, há que se ter um time; porque são muito diferenciadas em suas demandas as áreas fundamentais, sem falar das específicas.
O que caracteriza o "idiota" não é senão a pretensão de pilotar um avião sem brevê, com as famílias dos amigos dentro. Uma empresa grande tem cerca de 20mil funcionários; cada um com esposa e 3 filhos podem somar 100mil pessoas que se alimentam da corporação. Se dirigir uma empresa exige tanto ou mais conhecimento e capacidade do que dirigir um avião, então, tentar galgar a um posto superior sem ser o melhor da empresa para aquela tarefa, não é somente falta de humildade, não é somente hipocrisia, mas pura insanidade ou simplesmente idiotice.

Muito grato pelo comentário.

Eric disse...

Adorei sua resposta!
Além de muito sábio, você possui também um ótimo coração. Enquanto centenas de milhares de executivos pensam somente na empresa, você está pensando na matéria humana, nas vidas que essa empresa dá suporte.

Genial! Quando você lançará um livro sobre o assunto?

Abs!!!!