10 de agosto de 2010

Consciência Crítica

A MUDANÇA MUNDIAL DA JUVENTUDE

O fim do império do mal está bem próximo!

No regime democrático o poder não é hegemônico. A democracia é a ditadura de grupos. O poder está permanentemente sendo disputado e dividido entre vários grupos. Muitos desses grupos estão sendo conduzidos ou estão infestados por psicopatas. Ao lado dos psicopatas estão os menos dotados de inteligência e conhecimento, os ingênuos, os interesseiros, os oportunistas, os hipócritas, os covardes os passivos etc.

Mas o império dos psicopatas está finalmente chegando ao fim na face da Terra, porque agora a própria ciência já permite que eles sejam facilmente reconhecidos. No futuro eles não vão mais poder fazer suas maldades, porque hoje já existem máquinas e muito conhecimento acumulado para detectar essas características malignas, através de disfunções e deformações nos cérebros humanos.

A primeira exigência de todos nas eleições!

Ao invés dessa lei ridícula que exige candidatos de “mãos limpas”, será exigido o infalível o exame cerebral público dos ocupantes de cargos públicos, dos ocupantes cargos políticos e dos candidatos políticos, dos comandantes militares, dos juízes, promotores, advogados, oficiais da polícia militar e delegados de polícia, além de todos os soldados de todas as corporações.

Chega de crimes! - Corre psicopata! Caiu o teu esconderijo! - O bicho pegou pra você também, mau caráter, sem o teu chefe para te acobertar tu ta no sal, safado!

O mundo pode mudar?

Certamente que o mundo pode mudar. Na verdade o mundo muda o tempo todo, e as mudanças nunca cessam, em todas as partes do mundo, tanto na parte física, quando na parte viva. O mundo muda constantemente a sua forma em cada lugar, e as populações dos seres vivos também mudam permanentemente. Atualmente o mundo está mudando muito mais rápido por causa dos efeitos da ação humana.

O homem pode mudar o mundo?

O mundo pode mudar para melhor, ou para pior como tem acontecido. Se, nenhuma catástrofe interplanetária ocorrer para extinguir as espécies vivas no Planeta Terra; se, não surgirem microorganismos capazes de exterminar a vida no nosso Planeta; e enquanto a poluição crescente não acabar com a humanidade, então, mesmo na atual situação horrível em que nos encontramos, o homem parece ser realmente o atual maior responsável pelo destino do mundo. Se o mundo está mudando em todos os locais por causa da ação do homem, como alguém pode ter duvida, ou negar, que os homens podem mudar o mundo?

Quem exatamente pode mudar o mundo?

Se nada for feito para interromper o império do mal, os jovens e seus filhos vão morrer antes da hora por causa da poluição e catástrofes, que já se mostram em todos os lugares. Mas isso pode ser interrompido, porque todo o poder político e o todo o poder militar, no mundo todo, é fácil de ver, está realmente nas mãos dos jovens. No mundo todo, em todos os exércitos tem apenas um oficial velho para dezenas de soldados jovens. E na política, a juventude sempre tem a grande maioria dos votos. Mas, mas não interessa aos dominadores mostrar isso, de forma que a grande maioria dos jovens não se dá conta, ou ainda é uma criança, brincando infantilmente para chamar a atenção.

Os jovens precisam se unir para se fortalecer, urgentemente, para fazer alguma coisa enquanto ainda há tempo, porque a força da juventude está somente na união. Essa geração não pode jogar fora essa oportunidade de passar para história como tendo participado da união da juventude para mudar o mundo. Os velhos safados não falam essa verdade para os jovens ficarem sempre lambendo a bunda deles em troca de migalhas.

Só a juventude mundial de todas as idades pode mudar o mundo. A juventude unida pode facilmente libertar o mundo desses “velhos safados de todas as idades” que transformam o nosso paraíso num grande inferno sujo e podre. A Terra é um planeta cheio de infelicidade, falsidade e sofrimento. O homem que morreu na cruz disse que lavou os pecados do mundo. Mas não adiantou de nada. Continua tudo igual. Só os jovens podem lavar e limpar o mundo que é deles.

Os jovens, principalmente os mais cultos e mais esclarecidos, principalmente aqueles que vivem nos países ricos, podem se unir e conquistar o poder em seus países. Ao mesmo tempo, os jovens dos países ricos podem facilmente ajudar os jovens dos paises pobres a entender como é fácil e importante a juventude conquistar imediatamente o poder político em todas as nações, porque já estamos vivendo na era da inteligência e da alta velocidade de comunicação. E somente a união da juventude poderá libertar o mundo do sofrimento e da maldade dos psicopatas.

O que pode ser mudado no mundo?

O mundo é muito grande e simplesmente falar em mudar o mundo é algo muito vago, porque o mundo muda de posição no espaço a todo instante. O mundo tem inúmeros aspectos para mudar. Antes de falar em mudança nós precisamos saber primeiro quais mudanças podem ser feitas, e só depois nós vamos poder definir o que precisa mudar.

É preciso conhecer a realidade para entender quais mudanças precisam ser feitas. Depois experimentar e comparar como fazer as mudanças. Entender quais as mudanças precisam ser feitas primeiro, porque algumas mudanças são lentas e precisam começar logo; algumas mudanças são reversíveis e outras são irreversíveis. As mudanças irreversíveis devem ser feitas com muito cuidado.

Mundo é muito amplo, porque envolve tudo que existe em todo o Planeta Terra. No mundo nós temos a natureza física da terra do mar e do ar, a natureza viva, o clima e a humanidade. Em cada um desses aspectos o mundo tem sofrido mudanças causadas pelo homem. Existe mudança para pior e para melhor. A catástrofe de petróleo no Oceano Atlântico vai afetar quase todos os continentes. Essa é uma mudança destruidora em larga escala.

Podemos reduzir a poluição ambiental; podemos preservar as espécies e seus ambientes naturais; podemos reduzir o aquecimento global e alterar o comportamento do clima em todo o mundo; podemos alterar a geometria das instituições da humanidade; podemos alterar a nossa própria forma de vida, a nossa maneira de pensar e o nosso comportamento como homens, porque o que nós fazemos afeta tudo.

O que precisa mudar urgentemente no mundo?

Uma vez que as alterações e perturbações no Planeta Terra estão sendo causadas como uma conseqüência da ação humana, então, essa pergunta não é difícil de responder. É obvio que para não agravar mais ainda as destruições que estão ocorrendo em todo o mundo basta o homem tentar interromper ou reduzir drasticamente os processos malignos, parando de agir como está agindo, porque o próprio planeta apresenta uma grande capacidade de regeneração. Daí em diante as coisas poderão se reverter gradativamente.

Somos bilhões de seres humanos todos agindo cada um a seu modo de uma forma inadequada tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Não é um único tipo de ação deletéria, mas sim milhares com modos e graus diferentes de destruição, atuando simultaneamente. Assim, a coisa mais importante e mais óbvia a fazer é mudar, simplificar o comportamento da humanidade.

Os hábitos humanos são as causas responsáveis pela destruição do Planeta. Uma enorme lista detalhada e completa desses hábitos pode ser facilmente produzida, assim como também podemos identificar facilmente nesse conjunto todos os hábitos que são mais perniciosos. O estudo da realidade objetiva apontará esse conjunto de hábitos humanos que estamos buscando identificar.

As cidades são as coisas mais burras e erradas que existe. Todos têm que ir o tempo todo para outro lugar, quando estão trabalhando e quando estão em busca de diversão. Se as casas não fossem tão desagradáveis, as pessoas poderiam ficar trabalhar no mesmo lugar em que se divertem, os alimentos poderiam não ter tanto veneno, e não precisam vir de tão longe. Isso tudo gera perda de tempo de vida, e pior, é um gasto de energia idiota, um consumo imenso de riqueza, aquece desnecessariamente o Planeta, gera acidentes e desgraças em todo canto nas estradas e nas cidades, gera a morte dos seres vivos, e piora a vida de todos.

Como a juventude pode mudar o mundo?

A juventude poderia mudar o mundo, conquistando o poder em todos os países do mundo. Só a infantilidade e a ignorância deles impede isso, porque a vitória política da juventude é a coisa mais fácil e certa que existe. Eles podem fazer isso até de brincadeira, de tão fácil e rápido que é, porque os jovens são muito mais fortes fisicamente, e estão em grande maioria política. Tem muito mais jovens para salvar o mundo do que velho safado destruindo o mundo. Os milhares de velhos que não são safados vão apoiar a libertação do nosso planeja pela juventude mundial. Eles precisam só dizer um a outro: “vamos mudar?”

Como você pode mudar o seu país?

O primeiro passo para mudar rápido é muito fácil: basta a galera toda se juntar e se organizar via Internet, em seguida todos os jovens devem se filiar no mesmo partido político para se tornar maioria e escolher seus representantes; depois todos os jovens devem votar neles. Com isso a juventude conquista facilmente os poderes executivo e legislativo. Com o poder político nas mãos a juventude pode mudar as leis fazer as mudanças dentro da legalidade. Isso tudo pode ser feito, sem nenhuma briga ou violência.

Governar não é difícil!

Embora muitos jovens ainda não saibam como fazer as mudanças, é fácil ver que os velhos que estão no poder também não sabem o que fazer. Mas todo mundo sabe que existem várias soluções possíveis para resolver cada problema. Tem exemplo certo em todo canto. Não copiam porque são idiotas. Mas os jovens podem comparar, melhorar e escolher a melhor solução para cada problema. Isso não é difícil, basta comparar as soluções usando o tão conhecido método científico, que não é nenhum segredo. O método científico é o método experimental. Com a experiência ninguém discute. Experimenta em modelo pequeno, ajusta bem para cada lugar, e depois multiplica.

É preciso usar a sabedoria para evitar que o nosso esforço de mudança seja interrompido. Nós homens somos limitados e falíveis, por isso, dentre todas as diretrizes que devemos adotar humildade vem em primeiro lugar. Ou seja, temos que ser totalmente humildes para não pensar que somos superiores ou mais sábios que as outras pessoas. Não podemos simplesmente desprezar tudo o que existe de humano na face da Terra. Em segundo lugar nós temos que ser muito organizados e metódicos, porque o problema é muito amplo e complexo. A solução precisa da participação e cooperação de milhares de pessoas; finalmente, nós devemos ser muito prudentes, para não cometer erros graves e irreversíveis que possam piorar a situação do planeta.

O ponto fraco da juventude

O maior ponto fraco da juventude é não saber como fazer; isso é diferente da ingenuidade política do analfabeto e do pobre marginalizado, que acredita em tudo, sem pensar, e sem verificar se é verdade ou mentira. Os velhos querem os jovens alienados, porque pessoas ignorantes e burras não pensam, não discutem, é só precisam de pão e circo.

Outro ponto fraco da juventude é dificuldade de entender, que vem junto com a precipitação para falar o que não sabe. A necessidade natural de auto-afirmação é uma característica da adolescência que se estende até a idade adulta. Quem é adulto sabe que ninguém pode entender de tudo, e não tem vergonha de não saber disso ou daquilo. Em vez de fingir que sabe, e passar por idiota, quem não é bobo pergunta, ou pesquisa sobre a resposta desejada.

Outro aspecto a ser entendido como ponto fraco do jovem é a necessidade de competir, exatamente como fazem todos os animais jovens na natureza. Mas o jovem não deve confundir competição com inimizade, diferença de opinião com rivalidade, crítica com ofensa, nem luta esportiva com briga. Ta na hora da juventude competir para salvar o mundo.

Como fortalecer a juventude?

Primeiro, a sabedoria pode fortalecer a juventude. O jovem deve dominar principalmente a arte de aprender a aprender. Se um jovem não sabe qual é a melhor resposta para um problema ele deve pesquisar, perguntar, ouvir e verificar. O homem tem dois ouvidos e dois olhos e somente uma boca para falar. Por isso ele deve ouvir e prestar atenção muito mais do que falar. Sendo humilde, paciente, atento e esperto; perguntar antes de agir, aprender a pensar, formar a consciência crítica que nos liberta da vergonha, da insegurança e do medo.

Em segundo lugar a juventude precisa aprender a ser feliz. Pessoas infelizes são a causa de todo mal. Todos nós podemos mudar o nosso coração, aprendendo a ser fortes e felizes. Para ser feliz basta ser mentalmente livre, ter muitos amigos, viver em harmonia, e gostar de si mesmo. Quando o jovem está entre seus amigos ele é mais forte, mais livre e muito mais feliz, porque não precisa fingir o tempo todo. Os jovens gostam de ser espontâneos e não gostam da repressão criada por essa cultura antiga de sofrer logo para talvez não sofrer no futuro.

Para se fortalecer o jovem precisa pertencer a um grupo. No grupo cada um é protegido pelos outros em todos os sentidos. É muito mais fácil enganar uma só pessoa do que um grande grupo de pessoas. Assim, o jovem deve se unir com os seus amigos e conhecidos mais próximos, depois este grupo vai se aliar a outros grupos de jovens formando grupos maiores e assim por diante.

Para refrear a sua impulsividade e a sua precipitação na maneira de agir, o grupo jovem precisa aprender a arte da prudência, para não ser enganado nem ferir as pessoas com quem vai estar convivendo. Finalmente, para alcançar mais facilmente o sucesso nos seus planos ao longo da vida o jovem precisa aprender e praticar estratégia, planejamento, programação e tática.

A FELICIDADE DEPENDE DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Em Ciência a palavra “crítica” é um sinônimo da palavra “análise”, assim como a palavra “criação” é um sinônimo de “síntese”. Embora seja duplamente redundante, é mais fácil entender dizendo: “antes da síntese criativa vem a análise crítica”. Em decorrência disso, podemos afirmar que o desenvolvimento da consciência crítica é fundamental para transformar o homem em um canal para a produção do conhecimento. Ou seja, o hábito de analisar os fatos da vida resulta na ampliação da percepção e compreensão da realidade, permitindo realizar a síntese de um novo conhecimento.

É fácil perceber que o desenvolvimento da consciência crítica permite ao indivíduo ampliar o entendimento dos seus problemas e reduzir os seus conflitos. Através do desenvolvimento da sua consciência crítica o homem se torna mais sábio, e poderá realizar mais facilmente tudo aquilo que ele almeja realizar durante a sua vida, e ainda gozar de um permanente estado de felicidade.

Desenvolvimento da consciência crítica

Ter consciência crítica é o contrário de ficar indiferente aos acontecimentos, alienado do mundo. É buscar entender o significado e as conseqüências dos fatos da vida, assumir uma posição, e tomar uma atitude. A crítica consciente de um fato específico exige: conhecer da melhor forma possível este fato e o seu contexto ambiental, e tentar compreender ao máximo as relações entre todos os elementos envolvidos.

Somente depois de conhecer os fatos, os objetos envolvidos, e as relações entre esses objetos, é possível analisar e discernir caminhos para encontrar e avaliar as diferentes hipóteses. Finalmente, quando submetemos o resultado dessa análise aos critérios e valores da nossa consciência, então nós realizamos a síntese, que o produto final da nossa consciência critica.

O PROBLEMA DA INFELICIDADE

Sem espontaneidade não existe felicidade

Tanto as pessoas quanto os animais superiores ficam infelizes quando cativos, porque perdem a sua liberdade física. Mas o ser humano também fica infeliz quando perde a sua liberdade psicológica.Fica infeliz quando é desrespeitado, desprezado, ou desvalorizado. O ser humano fica infeliz quando ele é oprimido no seu comportamento e na sua expressão única individual.

A principal característica da liberdade psicológica é a espontaneidade. O homem perde a espontaneidade quando ele é reprimido. O homem moderno é reprimido em todos os ambientes formais. É obrigado a fingir, quando sente medo de ser identificado, discriminado e punido pelo seu comportamento. Os reprimidos ficam parados, calados, concordando e aplaudindo. Os reprimidos imitam o comportamento da maioria para não chamar a atenção. A repressão rouba a espontaneidade e a felicidade das pessoas.

O medo afasta a felicidade

As pessoas nasceram para viver em liberdade, e não para serem torturadas. O que todo jovem precisa é ter muitos amigos e ser feliz. Sentir paz, amor e felicidade, não somente aqui e acolá, ou num futuro distante e incerto, não somente nos últimos dias da velhice, mas durante toda a sua vida. Em vez disso, os jovens estão vivendo aterrorizados por vários tipos diferentes de medo.

Seja o medo das incertezas do dia de amanhã, seja o medo do desconhecido, todos os nossos temores são agravados pela nossa própria ignorância da realidade. A realidade atual que caracteriza a vida moderna no mundo globalizado é extremamente complexa. Nós sentimos medo por causa da pequena capacidade da nossa inteligência individual diante da grandeza do conhecimento aparentemente infinito do universo que nos cerca.

Por outro lado os nossos temores também são decorrentes das nossas fraquezas pessoais, e da insignificância de uma pessoa diante das forças agressivas da natureza e da própria sociedade. O medo decorre da fraqueza do indivíduo diante do desconhecido, da escuridão, da ignorância da realidade e dos receios do futuro impenetrável.

Todas as pessoas estão sentindo muito medo e culpa por causa do terrorismo cultural de uma sociedade desumana e moralmente podre, na qual predomina a competição, a mentira, a calúnia, a falsidade, a violência, a impunidade, hipocrisia, covardia e corrupção, que trazem a incerteza da luta pela sobrevivência e o medo do Futuro. Também nos causa pavor o gigantesco poder destrutivo da própria sociedade. Por exemplo: no Brasil hoje apresenta a proporção de um “bacana” para nove marginais armados.

Como se não bastasse a natureza revoltada e os bandidos e as doenças infecciosas, o homem ainda está subjugado ao poder destrutivo dos psicopatas que dirigem o estado. Por causa de um interesse econômico, por exemplo, para dar lucro para a indústria de armas, um governante simplesmente ordena a invasão de outro país. E assim, somente para alimentar a luxúria de alguns poucos bilionários, milhares de jovens morrem numa guerra sangrenta sem suspeitar do verdadeiro motivo daquele forjado conflito.

As pessoas estão tão infelizes, que tem muita gente dizendo que a felicidade é um breve momento aqui e acolá durante toda a vida; e há também quem acredite que “talvez” a felicidade só venha mesmo a existir depois da morte. Milhares de estudantes estão sofrendo esse terrorismo social cretino, jogando a vida fora, apenas para satisfazer o temor dos pais. Mas no fundo da alma eles sabem que nada é garantido. Por causa disso, eles estão cometendo vários tipos de suicídio, tanto suicídio físico quanto suicídio moral.

Milhares de jovens hoje já são profissionais, mas estão frustrados por não terem alcançado os objetivos que a sociedade prometeu; agora eles estão vendo a verdade crua e nua, condenados, escravizados pelo dinheiro, obrigados a trabalhar em qualquer lugar, fazendo coisas que não gostam de fazer, realizando atividades fora da sua profissão.

A vida com medo não é vida, é apenas uma antecipação da morte. O que se pode fazer nervoso e amedrontado é possível fazer bem melhor com calma e felicidade. Ninguém pode entender a vida sentindo medo. O medo bloqueia o raciocínio. Sem raciocínio não existe inteligência. Sem inteligência não se pode entender a vida. Sem entender a vida não existe felicidade. Portanto, para alcançar a felicidade agora mesmo, neste momento, imediatamente, antes de qualquer outra coisa, é preciso controlar o medo.

O prejuízo mental causado pelo medo

O medo permanente e inconsciente gera uma grande culpa no indivíduo. Ele também provoca o uso predominante tumultuado, contínuo e confuso de apenas umas poucas partes do cérebro, sobrecarregando essas partes do cérebro em detrimento das outras, causando desvios e tendências no comportamento e no procedimento mental da vítima.

O medo sendo uma emoção sobrecarrega o hemisfério emocional direito do cérebro, porém sendo uma emoção ruim, abre uma ordem permanente de serviço no outro hemisfério do cérebro para aliviar a tensão, em busca de calcular e comparar racionalmente uma fila de diferentes alternativas de solução possíveis já identificadas.

Se o indivíduo optar por uma mentira uma única vez em um determinado ambiente, ele perde toda a sua espontaneidade, e passa a filtrar seus atos através do raciocínio em todas as ocasiões, com “medo” de cair em contradição. Quanto mais mentiras vão se acumulando, menos espontânea é a relação entre as pessoas presentes no ambiente. A mentira entre estranhos pode ser motivada pelo interesse, mas a mentira entre pessoas íntimas é uma profunda e inadmissível demonstração de falta de confiança que certamente compromete a manutenção do status quo dos mentirosos envolvidos na relação.

A mentira é a principal causa da deterioração das relações entre a pessoas, principalmente entre aquelas que se unem pela intimidade, porque a mentira é inadmissível numa relação de absoluta confiança. A confiança é como um cristal que não se recompõe jamais sem deixar marcas. Nas relações sociais comuns de amizade a mentira provoca um gradual empobrecimento da relação até não sobrar mais nenhuma confiança. Nessa hora a relação se restringe a um cumprimento meramente formal e nada de real interesse é mais mencionado nem revelado.

A atitude mais simples para resolver o problema dos mentirosos é tentar falar o mínimo possível, ficar calado e até ficar mudo. A atitude de demorar em responder sempre é uma atitude muito suspeita. Também são suspeitos os chavões habituais repetidos e outros modos de agir. Para um observador atento a mentira é revelada de várias maneiras, através da postura inconsciente, mas principalmente por causa da presença de um profundo hiato de informação sobre o tema. A pessoa mentirosa é infeliz, primeiro por causa da culpa e do remorso, segundo por causa da perda da espontaneidade.

A liberdade é a essência da criatividade, ninguém é criativo quando está prisioneiro do medo e das emoções negativas. Porque a felicidade e as emoções superiores deveriam ocupar o mesmo local que já está tomado com as emoções negativas.

Quando o sofrimento causado pela mentira prolongada se torna muito intenso e nenhuma solução atende aos interesses e requisitos da imagem almejada pela mente enferma, depois de um longo período de tentativas racionais advém o colapso da parte esquerda racional, que para de funcionar bruscamente. O hemisfério esquerdo fica sobrecarregado e interrompe o processamento das idéias, simplesmente porque já analisou, e repassou várias vezes, todas as alternativas de solução e se cansou, atingiu o limite de processamento e mesmo assim nenhuma das alternativas encontradas resolveu o problema.

Quando o lado racional entra em colapso entra em cena o lado criativo, que assume o comando da consciência, e o enfermo começa a ter idéias estapafúrdias, extremas, absurdas, essencialmente irracionais. Neste momento o enfermo pode não compreender o funcionamento da sua mente, e agir movido por impulso conforme os pensamentos que passam na consciência, cometendo atos inimagináveis, totalmente fora dos padrões de racionalidade. Neste momento ele pode ser chamado de louco.

Como vencer o medo?

A princípio, o medo não deveria ser considerado como o nosso inimigo, porque o medo é uma coisa natural, real e útil para viver; sem o medo nós não existiríamos, porque ele é um fruto da própria inteligência do ser, que foi desenvolvido para nos proteger dos perigos da natureza, e garantir a nossa sobrevivência. Por outro lado, as nossas vidas não podem ficar totalmente tomadas pelo medo. A seguinte orientação estratégica deve ser usada para vencer o medo.

A orientação científica é clara e simples: “na análise do problema se encontra a solução”. Obviamente, para resolver o nosso problema através do caminho científico é preciso adquirir a necessária capacidade para analisar o problema. A capacidade de análise requer inteligência crítica e metodologia adequada ao tipo de problema que estamos resolvendo.

A estratégia derivada da arte da guerra afirma: “se, nós estivermos numa situação de enfrentamento, na qual nós não conhecemos nem a nós mesmos e nem ao nosso adversário, então nós dificilmente venceremos um combate”; e ainda, “se estivermos em uma situação na qual nós conhecemos apenas as nossas virtudes e fraquezas, mas não conhecemos aquelas que caracterizam o nosso adversário, então nós temos alguma chance de vencer alguns dos combates, mas também podemos ser derrotados em outros”; e finalmente, para a nossa sorte, a arte da guerra nos dá um alento quando afirma: “se nós conhecemos a nós mesmos e também conhecemos o nosso adversário, então nós não deveremos temer o resultado de inúmeros combates”.

PRIMEIRA CONCLUSÃO

Juntando tudo que foi dito acima, nós já podemos concluir várias coisas para resolver o nosso problema de superar o medo: primeiro, é preciso trabalhar em grupo para reunir uma grande inteligência crítica e poder analisar o problema complexo da nossa realidade; segundo, nós temos que reunir todas as informações da realidade que são necessárias para conhecer completamente o nosso problema; terceiro, desenvolver uma consciência crítica para analisar a situação; quarto, é preciso adotar um processo permanente de auto-análise para buscar tanto o autoconhecimento quanto o conhecimento do grupo social no qual estamos inseridos; quinto, nós precisamos aplicar uma metodologia para realizar uma análise sistemática e permanente da realidade, que seja eficiente, eficaz e efetiva, mas principalmente, que seja adequada ao nosso problema específico.

INÍCIO DA SOLUÇÃO – O CONHECIMENTO DA REALIDADE

A profusão de notícias e informações

Grande parcela do medo e das incertezas que destroem a felicidade das pessoas, no mundo atual, é conseqüência da incapacidade do indivíduo para enfrentar e entender a complexidade da vida moderna.

O grande volume desorganizado de informação não confiável que está disponível na Internet, além de tudo aquilo que é despejado através dos noticiários e documentários na tv, somados aos grandes acervos bibliográficos disponíveis para consulta das pessoas, toda essa massa informacional enfim, na verdade, termina causando uma grande confusão na mente da maioria das pessoas. A falta de Informação assim como as informações em excesso, ambas dificultam o entendimento da realidade.

Diante dessa profusão de notícias e informações desorganizadas as pessoas ficam confusas, e essa confusão caba resultando num profundo desconhecimento objetivo da realidade. É fácil constatar que a grande maioria das pessoas alfabetizadas da sociedade, apesar de terem pleno acesso às diversas fontes de comunicação de notícias e aos acervos de informação disponíveis, ainda assim, quando questionadas, elas demonstram insegurança, desinformação e desorientação em relação ao entendimento dos fatos da realidade.

O conhecimento da realidade objetiva

Para superar a elevada complexidade da vida moderna e essa profusão de informações disponíveis a ponto de traçar um caminho promissor para seguir é preciso, conhecer a realidade de forma objetiva para identificar dentro das possibilidades desejadas aquelas que são factíveis. Dentre essas coisas possíveis é preciso fixar os objetivos almejados e seus requisitos. Depois de conhecer a realidade, é preciso traçar um plano de ação para sair de uma situação real para uma situação cada vez mais perto da situação almejada. Para isso é preciso aplicar o conhecimento e a sabedoria, ou seja, aplicar o estado da arte do conhecimento sobre estratégia, tática, ciência e tecnologia.

Para enfrentar um problema muito amplo e muito complexo como é o conhecimento e a interpretação da realidade, antes de tudo, é preciso separar o problema em partes e dividir o trabalho. Depois é preciso aumentar a inteligência disponível através da soma de cérebros. A soma de cérebros é possível com o trabalho em equipe ou em grupo. Finalmente, como a realidade é dinâmica e mutável, é preciso construir um processo contínuo e cíclico de análise e síntese, e reunir a metodologia dos instrumentos a serem aplicados a cada passo deste processo, desde a entrada das informações até o passo final, quando temos os produtos do processo. Alguns dos instrumentos de análise podem ser complexos e sofisticados a ponto de exigirem a presença de especialistas para desenvolver, implementar e interpretar os resultados dos trabalhos.

Um tal processo para o entendimento da realidade, depois de sistematizado e automatizado, bem poderia ser referido como um sistema de inteligência.

A REALIDADE ÚNICA E O FILTRO DA CONSCIÊNCIA

Na vida real só existe uma e somente uma realidade. Por isso nós dizemos que a realidade universal é única. Os filósofos discutem e confrontam a coerência e a eficiência da ciência humana em sua caminhada em busca do conhecimento verdadeiro ou Ciência Universal. Eles discutem o problema da realidade objetiva do objeto, a existência misteriosa da “coisa em si”. Falam de fenômenos naturais como sendo aspectos “coisa em si” que podem ser captadas pelos sentidos e instrumentos humanos; e falam do nômeno como sendo os aspectos das coisas existentes que não podem ser captadas pelos sentidos nem pelos instrumentos humanos. Esse é o drama dos cientistas, a eterna busca pela verdade absoluta.

Mas, na vida social, o que existe da realidade na mente das pessoas é somente uma representação psicológica da realidade, que está relacionada com uma ínfima parte da realidade única que foi percebida e divulgada na forma de informação, usando os códigos de linguagem dos homens.

As linguagens humanas variam de muitas maneiras no tempo e no espaço. Milhares de línguas já foram usadas em vários lugares do mundo, milhares dessas línguas se perderam, outras não são mais usadas, outras se fundiram e se transformaram nas línguas que são conhecidas e faladas atualmente no mundo.

As línguas são dinâmicas e mutáveis, e dentro de cada língua há variações que foram adequadas ao objetivo do seu uso na atividade de comunicação. As palavras de uma língua humana assumem diversos significados que são usados conforme o autor deseje comunicar isso ou aquilo, além de outras complexidades semânticas usadas no pensamento complexo da poesia e da literatura.

Felizmente para trabalhar com a realidade objetiva nós podemos simplificar a linguagem e tornar tudo mais simples na hora de descrever os fatos da vida real que costumamos chamar de contexto. Porém, o maior perigo de erro, engano e conflito está exatamente neste ponto, justamente na observação da realidade, porque ela é orientada pela cultura, intenção e limitação daqueles que estão observando a realidade. Por isso quando as informações se destinam ao uso amplo, como em trabalhos de interesse da humanidade, as informações devem ser coletadas de diversos modos e sem preconceito.

Como se não bastassem os problemas do Universo desconhecido, da parcela captada, e da linguagem humana, ainda temos que superar o mais árduo de todos os problemas que reside principalmente na interpretação dessa realidade, porque quem capta e quem filtra as nossas impressões da realidade única é a nossa consciência crítica. Porque uma pessoa pode filtrar e deformar as informações da realidade com um olhar muito pessoal, que pode ser: individual, grupal, cultural, político, ideológico, eclesiástico, filosófico, transcendental, fatalista, evolucionista, classista, corporativista etc..

Assim, quando um homem pretende interpretar a realidade, usando a sua própria consciência crítica, ele está limitado pelas suas características e limitações pessoais, hábitos e valores culturais, e também pelos seus interesses. Por isso deve trabalhar em grupo e de preferência em equipe ampla e transdisciplinar.

Assim, a sociedade precisa trabalhar em grupo, usar um método simplificador da complexidade, usar uma linguagem científica objetiva e adequada, auxiliada por um vocabulário controlado, e uma interpretação honesta, transdisciplinar e democrática, para que o resultado final não seja mais uma vez tendencioso e beneficie alguns segmentos sociais em detrimento de outros.

IDENTIFICANDO OS INIMIGOS SOCIOPATAS

Os obstáculos criados pelos homens

Após o estudo da realidade e a identificação de objetivos a serem alcançados, nós iremos constatar que eventualmente vão surgir obstáculos inesperados, todos eles provocados por pessoas ou pelas variações climáticas. As pessoas são movidas por sentimentos, interesses particulares, motivos diversos, desde os mais idiotas aos mais nobres. Assim, em todo momento nós podemos ser impedidos de realizar as nossas ações por causa da interferência dos outros.

Quando as pessoas que nos impedem de agir e avançar são pessoas íntegras, e as nossas intenções são meritórias, tudo fica muito mais fácil de se resolver, porque basta que se avancem os entendimentos esclarecimentos até que as dúvidas sejam dissipadas e os erros sejam dirimidos. Muitas vezes, quando se atinge este ponto de entendimento, conquistamos importantes aliados.

Os obstáculos criados pelos homens sem valor e sem caráter

Mas quando nossas intenções são justas e meritórias e mesmo assim nós somos impedidos de agir após prestar todos os esclarecimentos e demonstrar todas as virtudes e vantagens do nosso plano de ação, então alguma coisa errada está diante de nós. Nós devemos estar sendo alvo de perseguição caluniosa ou aquelas pessoas que nos impedem não desejam que as coisas mudem, porque eles estão tirando proveito da situação etc.. Alguma safadeza oculta está causando o misterioso impedimento. Provavelmente estamos diante de um psicopata ou de uma quadrilha instalada naquela instituição.

O homem sem caráter e sem valor é tão carente e tão infeliz que não suporta viver sem ser bajulado pelos medíocres. Para ter o aplauso e a atenção dos medíocres e interesseiros eles buscam desesperadamente acumular riquezas e conquistar o poder. Mesmo sabendo que todo afeto do interesseiro e do covarde é falso, eles gostam de ser aplaudidos pelos ignorantes e falsamente aplaudido pelos oprimidos.

Desesperados pela carência de afeto e amor próprio ou auto-estima, os homens sem valor acumulam riqueza e poder para tentar atrair alguma atenção, mesmo que seja só o fingido afeto dos medíocres, dos hipócritas, dos vigaristas e dos interesseiros. Mas, se uma pessoa precisa de valor material para ser suportada, então, a matemática diz que ela tem pouco valor. As pessoas que possuem pouco valor são infelizes e carentes de afeto porque ninguém gosta delas.

A outra maneira do homem sem valor ter o aparente afeto dos medíocres e interesseiros é através da conquista do poder. As pessoas sem valor precisam ocupar altos cargos para conquistar o poder. Tendo conquistado o poder eles tentam forçar o caminho para ficar ao lado de quem tem valor. Mas, como eles sabem que são despidos de virtude para conquistar a própria fama e glória, então eles procuram pelo menos aparecer na foto ao lado dos vencedores, dos heróis, dos sábios, dos campeões, dos artistas e dos santos. Nelson Mandela pouco foi visitado no cárcere, mas depois do fim do regime bestial todos os chefes de estado do mundo foram tirar fotografia ao lado dele. Quando os homens sem caráter são rejeitados, eles agem como psicopatas se transformam em verdadeiras feras assassinas.

A felicidade proibida - o império do mal

A principal característica dos neuróticos, psicóticos e esquizofrênicos é combater a própria felicidade. Além dos psicopatas a sociedade está cheia de safados, pessoas sem valor e sem caráter, que vivem de calúnia, mentira, hipocrisia e demagogia. Esse tipo de gente se comporta da mesma forma que um psicopata porque se conhece, e sabe que é um traste medíocre sem valor. O homem sem valor, igualmente ao psicopata, procura se vingar de toda maneira de todas as outras pessoas, impedindo a felicidade delas, e atacando quem tem valor.

Os repressores vivem com ódio do mundo, por causa da inveja que eles sentem da alegria das crianças e da criatividade dos mais jovens. Mas eles também odeiam secretamente os famosos, os artistas, os intelectuais, as pessoas inteligentes, os corajosos etc.. Sendo infelizes e desagradáveis, esses monstros querem impedir a todo custo os estados mentais sublimes e os sentimentos de felicidade dos outros. A repressão ao comportamento espontâneo é forma mais comum de reprimir e impedir os estados mentais de felicidade das pessoas.

Muitas pessoas são fracas na sua vontade por natureza, por egoísmo ou ignorância. Quando essas pessoas fracas são tomadas de surpresa e de assalto pelas ações dos psicopatas repressores, nas instituições sociais, nas ruas, na família, na escola, ou no trabalho elas aceitam passivamente. Quando as bestas sociais se unem aos covardes e aos medíocres, que são tão comuns em todas as sociedades, eles formam grandes grupos de reprimidos e repressores.

Quando essas quadrilhas dominam as instituições públicas e privadas que se dedicam a vigiar os outros. Daí em diante, como são covardes e sem valor moral, elas passam a prejudicar suas vítimas através de mecanismos de cerceamento e perseguição social, apenas para sentir o prazer sádico de destruir a felicidade de quem valor, e de todos que insistirem em permanecer felizes, criativos e espontâneos.

Mesmo quando uma pessoa forte e íntegra é capturada numa dessas armadilhas sociais, ela é muitas vezes também forçada a silenciar, porque as pessoas dotadas de virtude são apenas uma reduzidíssima minoria na sociedade. Mesmo dessas pessoas, não podendo vencer a tirania, são levadas pela própria inteligência racional a ceder ao tirano, evitando problemas, mas talvez mantendo a esperança de se libertarem mais adiante.

Nenhum comentário: