3 de julho de 2009

HABEO OPVS MAGNVM IN MANIBVS

Esta mensagem é constituída por esta carta, uma cópia da versão mais atualizada do nosso curriculum vitae, e ainda um disco de dados, CDROM, contendo alguns documentos mencionados em nossa narrativa. Desta maneira, buscamos fornecer informações, organizadas e de tal modo sinalizadas, que permitam ir adiante em qualquer caminho desejado, vida acadêmica, vida profissional et stvdivm res adevndi novas.

Data venia, nesta mensagem, nós redigimos confiantes, de forma muito pessoal, em plena liberdade vernacular, não absolutamente sem temer a sorte, como o fazem os destemidos e os fatalistas, mas por convicção, pela certeza e tranquilidade de que estamos nos comunicando com autoridades, personalidades superiores, muito mais cultas e sábias, que são capazes de entender o nexo contido no ritmo das palavras do discurso, mas também na ausência delas.

A nossa situação

Precisamos de ajuda, porque as nossas personalidades, física, profissional e jurídica, estão muito combalidas, por calúnias apócrifas e dissimuladas, insídias e ciladas institucionais, qvo tantopere nostra tenetvr aetas. E sendo já notoriamente prolongado o tempo inexplicável de dificuldades várias que atravessamos até aqui, não podemos mais, em absoluto, prescindir de ajuda. Pois, já experienciamos todos os itens do vasto catálogo do assédio moral em anexo (texto encontra-se publicado no site http://www.unaslaf.org.br – Portal da Associação Nacional dos Servidores da Secretaria da Receita Previdenciária - Brasília – DF), que ilustra o modus operandi adversvs eos qvi tribvlant me.

É assunto pacífico, impedit omne forvm defectvs denariorvm. Nesta subcondição social, é mesmo uma oportunidade raríssima, alçar palavras à tão doutas e ilibadas personalidades do gênio jurídico. Ato contínuo, disponibilizamos plenamente a nossa limitada condição atual humana e profissional.

Se, diante de todo o ocorrido, ainda se pode agir de modo justo, segundo a Lei, qvaeso, louvaremos então a virtude, e aceitaremos a reposição das nossas perdas materiais. Mas, se isso não for procedente, da nossa parte, este foi o preço que pagamos satisfeitos para identificar e sair de um antro de facínoras. As perdas são as cicatrizes da luta.

Este é, portanto, um documento, um registro público de apelo, da parte de um engenheiro, dedicado ao estudo e desenvolvimento de sistemas de interesse social. Apelo que se resume em uma palavra, dirigida a todas as autoridades, especialmente da área jurídica:
SOCORRO !

Estamos pedindo socorro, não porque estamos padecendo de tortura moral e penúria da miséria. Não para rugir punição, nem dar conhecimento a fatos menores, de ordem individual, ainda que criminosos, verdadeiros e recorrentes, no âmbito do serviço público federal. Muito ao contrário, nós precisamos de ajuda para avançar com projetos de alta relevância, que afetarão a qualidade de vida de todas as pessoas, todos os cidadãos, crianças, jovens e adultos, nossos filhos, vizinhos, conhecidos, amigos e parentes.

Também não atiraremos no próprio pé, para exacerbar, justo na nossa universidade, o triste hiato institucional, de ética, consciência, moral, informação, e principalmente de raciocínio autônomo. A ignorância é bastante para não ver a relevância deste salto de tecnologia para o País, para o Mundo, para eles mesmos, suas famílias e amigos, e ainda, movidos por inveja e projeção do próprio caráter, eles agem contra, em arrepio das leis, nos seus pequenos impérios de sonho, disputa, vaidade, força e poder, que tão bem explicam a resistência ao progresso e às mudanças para melhor.

Multidão de sábios é coisa muito improvável. Além disso, todo consenso é burro! Já dizia Nelson Rodrigues. A grande maioria das pessoas não possui senso crítico para avaliar a importância dos fatos. Assim como tem o analfabeto funcional, nas classes menos esclarecidas, que é capaz de ler mas não entende o nexo, do mesmo modo existe quem toma conhecimento dos fatos, mas não tem discernimento para diferenciar a relevância de cada um, nem antever consequências, virtudes e defeitos. Por tudo aquilo que a mente não percebe o coração não se emociona. Assim, sob o manto da liberdade, igualdade e fraternidade, a vingança pessoal de Marat, um falso cientista, ignorantes cortaram a cabeça de Lavoisier.

Toda acusação requer, no mínimo, um acusador. A mera inveja da criatividade não justifica o esquecimento de tantas normas de conduta e das leis (transparência, contraditório, ampla defesa, ética pública, e a própria gentileza característica da educação) para desenvolver perseguição perene, e destruir a vida privada de um profissional e separar sua família. Há que se ter bem mais que isso ... ad expediendvm sane difficilia.

Como, uma pessoa pode afirmar algo sobre um desconhecido, e não ser calúnia? e ainda desconsiderar a opinião em contrário, daqueles vários e vários, que realmente longo privaram no tempo, mais do que meros e casuais encontros expletivos isolados.

Uma análise superficial da sequência dos fatos ocorridos no serviço público federal e na Receita Federal, revela de imediato, animadvertimus in primis, a postura cômoda e desatenta dos figurantes e protagonistas, em relação ao enorme fosso que existe entre dois fatos bem conhecidos, distintos e opostos: o primeiro, muito benéfico, é a instituição romana da necessária denúncia, que é tida como virtude, "a coragem de se expor publicamente" para apontar e acusar um delinquente contumaz, em ação deletéria contra instituições públicas; o segundo, é o crime de calúnia e difamação, combinado com toda ordem de perseguição e assédio moral.

A calúnia é matéria muito plástica e versátil, irmã do assédio moral, molda-se facilmente ao gosto e ao berço de cada ignorante. Este crime contra a sociedade é gravíssimo. É de intensidade crescente contra quem sói realiza e se destaca como diligente e inteligente; é acirrada e permanente contra todo iniciado culto experiente. Mas a calúnia só se torna alegre, descuidada, franca, aberta e sorridente, quando tem origem na inveja do medíocre doctor in libro contra os criativos, a quem tratam com descaso e chamam de maluco (é no bom sentido ... explicam a ofensa) e assim eles falam abertamente a quem estiver perto, tornando muito fácil a investigação e quiçá o flagrante policial.

Os ignorantes consideram as pessoas inteligentes como pessoas problemáticas, porque são muito difíceis de "serem entendidas". E contra elas desenvolvem o conluio cotidiano com naturalidade, sem necessidade de ensaio de conjunto ou harmonia.
Mas, o que precisa e facilmente diferencia o caluniado do louco (os medíocres não comentam no ato da calúnia) são as obras e os prêmios no currículo do caluniado, frutos que demarcam o sentido da sua trajetória. Também levam em consideração a sua compreensão serena dos fatos, totalmente incompatíveis com o rancor, a inveja, e o ódio que ladeiam a ignorância, e conduzem essas mentes infelizes aos crimes de assédio, cizânia e calúnia (pessoas felizes não praticam o mal).

Não nos importa o que pensam tais criminosos e ignorantes. Nem nos importa saber porque de tal ou qual modo se comportam. Muito menos nos importa o destino a eles reservado. Podemos afirmar isso, com a plena certeza de que tudo se resolverá naturalmente, no exato momento em que o tema da inteligência for levado ao debate público, diante da consciência de todos. Ou, aqueles que se reúnem nas sombras da noite, aparecem na luz com suas acusações gravíssimas, ou seguem a rir carniça e rancor nos seus esconderijos.

Portanto, ad bonorvm omnivm dico aperte, a única e grandiosa ajuda, da qual não podemos prescindir, é da solidariedade, no profundo juízo desta questão maior, a capital importância da verificação de coerência de texto, e a conveniência de se ampliar discussão e divulgação deste salto de tecnologia.

Podemos dizer, que temos em muito bom termo, habeo opvs magnvm in manibvs, a solução de um grande problema prático, científico e tecnológico. Trata-se de superar a barreira semântica do discurso corrente, o verdadeiro e único obstáculo crucial, que impede totalmente a plena informatização dos sistemas de inteligência.

Este é o assunto que desenvolveremos nos próximos parágrafos. Primeiro, situando a relevância de forma ampla, depois, partindo para uma antevisão das aplicações, caminhando desde o mais simples em direção ao mais complexo emprego da coerência lógica na vida humana, até culminar na verificação de coerência lógica nas instituições, assunto que conhecemos em profundidade, para finalmente voltar o nosso olhar especulativo por soluções semelhantes, na área jurídica, emperrada sob o peso de milhares de processos.

Considerações gerais

A solução do problema da verificação automática da coerência lógica de texto, na área de inteligência institucional, acena com avanços tecnológicos insuspeitáveis. São infinitas as aplicações em todos os campos das ciências, e em todas as atividades humanas. A relevância deste problema se adianta e se agiganta aos primeiros acordes da análise, concomitantemente torna risível e árdua qualquer tentativa formal de refutação lógica.
A plena informatização da capacidade de verificação lógica de texto, capacidade até então restrita aos seres humanos, constitui um gigantesco salto de tecnologia. É uma verdadeira janela que se abre para um novo universo de computação, beneficiando a inteligência institucional, com inúmeras e significativas consequências, em todas as atividades humanas. O tempo que é hoje dedicado às tarefas de rotina poderá ser investido em outras atividades, como: síntese criativa, lazer, humanidades, artes, treinamento, estudo e análise.

Autoridades, das áreas acadêmica, financeira, e política, já prestigiaram os frutos desta iniciativa de forma irreversível e documentada. A exemplo do prêmio especial que recebemos, na forma de um convite para frequentar o doutorado de Economia, por um trabalho despretensioso de análise macroestratégica, que elaboramos na atividade de planejamento no CDT\UnB. Neste trabalho, nós ensaiamos a lógica sentencial na análise da realidade econômica, a mesma lógica que é usada na área jurídica. Este esforço acadêmico gerou um projeto de pesquisa para uma tese de doutorado.

Desenvolvemos também um projeto de investimento de capital, para implementação de sistemas de interesse nacional, com todos os requisitos necessários a um bom projeto na área de alta tecnologia para corporações. Nenhum trabalho apresentado foi jamais contestado. No início, sempre uma grande euforia, depois, silêncio sepulcral ...

Portanto, não se trata mais de especulação científica, porque tem resultado reconhecido, e não poderia ser diferente, pois, o sistema em tela é o próprio método científico de análise, automatizado no computador - o problema de se avançar com este salto de tecnologia não é mais técnico nem científico, é institucional.

Nas sociedades humanas evoluídas, quando ocorrem casos de calúnia e difamação, o crime é objeto de investigação policial, ação judicial e quiçá legislativa. Não demora muito, toda a quadrilha está diante do juiz. Roma puniu Manlio Capitolino, mesmo este sendo um herói, "o salvador do Capitólio", que, tomado pela inveja, caluniou e prejudicou a Camilo Furios, um homem de grande mérito militar, cuja coragem libertara Roma do Jugo dos gauleses.

Análise de relevância

Mesmo de forma resumida, podemos ter uma ampla visão da relevância deste salto de tecnologia, que é a verificação automática de coerência em texto. A relevância é tamanha, tão absurdamente grande, que no princípio da jornada, causou-nos grande espanto, ela não ser vista de imediato pela maioria das pessoas. Post mvltitvdinem diervm, só causa consternação. Vejamos, no entanto, alguns aspectos desta questão:

Há vários tipos de lógica, na vida cotidiana, a mais natural é a lógica trivalente, a mais usada é a binária, a mais complexa é o cálculo de predicados, que também é usado na representação do conhecimento e do bom senso, na moderna área de pesquisa em Inteligência Artificial. As ciências são essencialmente lógicas e racionais. O que não está documentado cientificamente não é ciência. As medidas experimentais e as amostras sofrem tratamento estatístico-estocástico para determinação do nível de significância dos resultados, mas método científico de investigação experimental, é baseado em premissas verdadeiras e falsas, e o ferramental abstrato de análise dos fatos experimentais é essencialmente lógico-matemático.

Saindo do laboratório de análise técnica para a especulação filosófica, científica, humana, social e jurídica, ainda assim, o método de investigação que é empregado, em última análise, para a compreensão mais ampla dessas ciências, é o método lógico ou método racional, no qual as premissas podem ser hipóteses. Destarte, pasmem! Somos tentados a concluir que simplesmente todos os ramos de todas as Ciências serão beneficiados, sem nenhuma exceção.

Se considerarmos que a racionalidade, ou coerência lógica, é exigida em todas as publicações científicas, em todos os documentos institucionais, nos contratos e nas leis, então podemos admitir, que todos os setores institucionais, em todos os níveis, também poderão se beneficiar da verificação automática de coerência lógica.

Finalmente, todo o processo legislativo e judiciário é bem documentado, e a linguagem jurídica exige clareza, concisão, mas principalmente coerência. Nos processos judiciais podem vir a se juntar todos os demais tipos de documento existentes como provas em argumentos na defesa e na acusação. Logo: todos os documentos podem ser usados na área do Direito, desde as cartas dos suicidas, até documentos incoerentes e falsos que tipificam os crimes institucionais.

Hoje, a situação operacional do Judiciário é crítica, porque o computador apenas agiliza os mecanismos de comunicação e registro das informações, mas, igualmente a uma máquina de datilografia, ele não questiona nem verifica a coerência lógica do conteúdo, da estrutura, e seus elementos constituintes, capítulos, seções, parágrafos e orações, que se avultam em milhares de folhas, em grandes processos recorrentes, que mais parecem infindáveis.

Destarte, a lógica e os fatos em coerência são a base do discurso que registra a verdade, a coisa sempre buscada. Com este salto de tecnologia, nós podemos estar saindo de uma situação de penúria para uma situação de conforto.

Na situação atual, o jurista não pode vencer a crescente demanda de processos (nesta tendência absurda de criminalização de tudo, que agiganta o aparelho do estado repressivo em detrimento do desenvolvimento social etc.) e não se faz de fato o que se deseja.

Na outra situação, bem mais confortável para todos, a máquina fará toda a verificação preventiva de coerência lógica em documentos, contratos e processos. O homem apenas verificará, se todas as proposições, pró e contra, procedem, e foram adequadamente ponderadas; se a sentença conclusiva é aplicável e coerente; se a antítese e as hipóteses outras possíveis foram negadas etc.. finalmente, ratificando ou não o resultado.

Ninguém pode negar, que a mera possibilidade de acelerar os processos da gigantesca máquina do Judiciário, junta bastante relevância para motivar a reunião de parceiros para discussão, seguida de investigação, aprofundamento, até alcançar a definição dos requisitos mínimos de uma solução, passar ao planejamento, ensaio conceitual e implementação de protótipos, desenvolver testes e ajustes e verificação final do sistema etc..

Aplicações

Inúmeras são as aplicações relevantes imediatas que podem ser identificadas - a lógica é aplicada em todas as áreas científicas, em todo o universo institucional, e especialmente na área jurídica. Portanto, grandes avanços para a humanidade podem ser galgados com a verificação de coerência lógica de texto, como facilmente se pode demonstrar.

Desenvolvemos o conteúdo de um sistema de inteligência para corporações, para composição e análise dos aspectos relevantes da realidade única. Este sistema é uma alternativa para evitar o caminho tortuoso da especulação eletrônica no mercado financeiro.

A economia fictícia dos ativos especulativos, das promessas de pagamento em notas promissórias de papel, é o esporte radical reservado aos ricos, um jogo alucinado de grandes quantias, no mercado especulativo. O risco é variável, segundo a segundo, bit a bit, sob disputa crescente na velocidade de processamento entre máquinas de última geração, que se antecipam às suas concorrentes, dominando-as, submetendo-as virtualmente, sob eurísticas cada vez mais evoluídas das fórmulas matemáticas.

Totalmente ao contrário em estabilidade e segurança são os investimentos nas bolsas; consistentes e sólidas são as informações dos fatos da economia real, cujo amplo domínio apazigua investimentos financeiros duradouros, voltados para médio e longo prazo. Este foi o tipo de produto comercial que escolhemos para desenvolver, aplicando inteligência combinada e verificação de coerência. O resultado do primeiro ensaio de análise de longo prazo da realidade macroeconômica foi desenvolvido em 1996, no CDT\UnB, com o horizonte até 2003; foi prestigiado na academia, e está disponível para análise epistemológica dos interessados (este documento e seus anexos também estão gravados no mesmo CDROM, sob o título de Análise Macroestratégica).

O projeto de pesquisa acadêmica que elaboramos para o doutorado de economia, que trata do impacto da aplicação da inteligência na análise da economia real, através da aplicação do cálculo de predicado, também está gravado no mesmo CDROM. para ser submetido à análise dos interessados.

Hoje, a verificação de coerência nos documentos do Poder Judiciário é apenas uma luz no fim do túnel, mas certamente que poderá ser um instrumento de modernização deste Poder, se for aplicada da maneira correta, sem pretender substituir o juízo humano, muito menos obnubilar a autoridade dos ministros, mas apenas auxiliar na identificação preventiva de incoerências processuais e contradições, desde o nascedouro, facilitando a vida de advogados, promotores e estudiosos da Ciência do Direito.

Até neste momento, não reunimos ainda conhecimento bastante sobre os requisitos do sistema judiciário, sem os quais não é possível apontar com responsabilidade, a melhor forma de implementar tal sistema nessa área. Mas, se houver interesse real de discutir o assunto, poderemos facilmente demonstrar os diversos aspectos que fundamentam as nossas afirmativas.

No nosso "blog", cujo endereço eletrônico é http://intellectvs.blogspot.com estamos apresentando mais informação sobre a verificação de coerência em documentos de texto.

Nenhum comentário: