7 de julho de 2008

Sistema de Integração Corporativa – Sicorp (1ª parte)

O Sistema de análise do Sicorp

Estratégias e planejamento institucional

A definição de estratégias e o planejamento são atividades desenvolvidas em todas as instituições públicas nacionais e internacionais em todos os níveis de governo. As grandes corporações têm seus próprios sistemas de estratégia e planejamento. As empresas privadas também necessitam desse conhecimento para a tomada de decisão dos seus dirigentes. Mas essas atividades são de grande importância nas instituições financeiras que atuam no mercado de capitais.

Inteligência nas corporações

A necessidade de inteligência nas corporações existe porque:
. a realidade econômica mundial é muito complexa e mutável;
. a realidade da economia se divide em economia real e economia fictícia;
. a realidade da economia positiva é única mas muda a cada instante;
. a realidade da economia fictícia é abstrata, baseada em promessa de pagamento;
. as decisões econômicas dependem do conhecimento da realidade global;
. a estratégia e o planejamento institucional dependem do conhecimento da realidade única;
. as análises da realidade são feitas por muitas pessoas dentro e fora das corporações;
. para sobreviver no mercado as empresas precisam desenvolver a sua própria inteligência;
. a inteligência humana de uma corporação é a reunião dos cérebros do seu "staff";
. os computadores são usados para auxiliar a inteligência nas corporações.

Inteligência para corporações, em poucas palavras, é um grupo de pessoas da corporação que coletam, selecionam, ordenam, aprendem e entendem as mais importantes informações a respeito da sua própria realidade de mercado.Nos dias atuais, toda grande corporação necessita conhecer os fatos e os dados a respeito de mais de um país. Porém, a quantidade de informações que é preciso manter e entender em apenas uma economia é enorme. Mas, a quantidade correspondente na economia global é muito maior.

A corporação precisa seguir adiante para sobreviver. Se ela apenas fechar os seus olhos não resolve o problema. Assim, ela é forçada a enfrentar a grande complexidade da era atual. Atualmente, essa análise lógica complexa e ampla da realidade precisa ser feita por cerca de mil indivíduos especialistas, e o tempo requerido nessa classe de decisão de mercado e sua margem de erro são enormes.

Análise da realidade e computador

O computador não tem inteligência própria, mas a solução dos problemas pode ser automatizada através do computador, na forma de programas. O computador não resolve problemas, apenas automatiza os cálculos para ajudar na solução dos problemas já resolvidos pelo homem. O computador não resolve nenhum problema sem que o homem desenvolva uma solução e a transforme em uma programa de computador.

A realidade econômica fornece um conjunto muito grande de diferentes informações que podem ser traduzidas em várias linguagens usando suportes físicos diferentes, e dentro do computador, em especial, na forma de tipos de dados uniformes e tipos de dados complexos.

Hoje existem vários caminhos para controlar e usar dados uniformes com o auxílio do processador do computador, que pode operar satisfatoriamente com uma grande quantidade de registros de uma base de dados contendo milhões de unidades de dados uniformes, na forma de números e "strings" de caracteres. Mas a vantagem disso é apenas aparente diante da complexidade da realidade.

Apesar do grande poder de processamento das máquinas, a pesquisa especializada mostrou que a qualidade da tomada de decisão diminuiu, pelo menos ao longo das duas primeiras décadas, depois da adoção generalizada do uso do computador nas grandes empresas.

Isso ocorreu porque há uma clara falta de inteligência no processamento de dados complexos através do computador. A máquina apenas realiza rapidamente as operações matemáticas com dados uniformes. Os dados complexos são meramente usados como inúteis adornos, que são apenas comparados, movidos e copiados, exatamente como se faz com um arquivo digital inteiro. A verificação de coerência em dados complexos é uma operação que apenas pode ser feita através do cérebro humano, o programa de computador não pode ainda realizar este trabalho.

O estado atual da arte

A planilha eletrônica, quando foi desenvolvida na década de 1960, se chamava Sistema de Planejamento Estratégico. Este nome foi escolhido porque na época se acreditava que o modelo de planejamento estratégico matemático desenvolvido por H. Igor Ansoff era capaz de fazer qualquer coisa em termos de planejamento. Com os grandes fracassos nas grandes corporações, ela voltou a ser apenas uma planilha eletrônica para a automação de processos de cálculo numérico.

As planilhas eletrônicas são capazes de realizar todos os tipos de cálculo com números e ajudar na automação de todos os problemas científicos relacionados com fenômenos que podem se traduzir em relações numéricas, mas somente isto.

Como as áreas financeiras e contábeis das empresas e do mercado de capitais trabalham somente com números, as planilhas eletrônicas e os gráficos que elas fazem são muito usados nas empresas para o controle contábil e administração financeira, entre outras aplicações numéricas.

Os tradutores mecanizados de linguagem foram desenvolvidos para fazer traduções em tempo real de leitura e digitação de texto. Mas, como tudo depende da máquina e os modelos de computadores atuais, do tipo Von Newman, só funcionam com lógica booleana, que é a lógica dos circuitos elétricos, eles não conseguem resolver os problemas da semântica que se apresentam na língua, porque este campo do saber humano é complexo.

Os problemas de interpretação da linguagem não obedecem aos três princípios fundamentais da lógica. Os cinco níveis de semântica complexa da língua não se encaixam ao princípio da identidade, e os paradoxos e alusões metafóricas não se encaixam no princípio do terceiro excluído, nem a melhor interpretação de um texto se encaixa no princípio da não contradição. O resultado é que todos os textos traduzidos por essas máquinas apresentam elevado número de erros que precisam da correção humana.

A inteligência artificial entrou no problema de interpretação da linguagem e avançou no rumo dos cálculos de lógica complexa, aplicando o cálculo de predicados na solução desses problemas, mas ninguém pode, até hoje, confiar nos resultados obtidos, de modo que as aplicações não foram adiante no uso prático, mas são usadas na programação de robôs "inteligentes", permitindo que eles possam responder algumas perguntas típicas.

O computador é muito eficiente e rápido na solução dos cálculos numéricos e manipulação de "strings" de caracteres, que são os tipos de dados abstratos mais simples que ele é capaz de operar, também chamados de dados uniformes. Como vimos, o processamento da lógica dos dados complexos no formato texto já é uma barreira intransponível para os computadores.

A inteligência combinada

Até hoje, ninguém costuma ressaltar isso, talvez porque seja óbvio, mas somente a inteligência combinada entre homens e máquinas tem permitido encontrar a solução de problemas realmente complexos, que exigem muitos cálculos, como os que ocorrem na estatística multivariada, que é usada em biologia, meteorologia, astronomia, astrofísica, simulações nucleares, etc..

A inteligência combinada para corporações evoluiu muito com o uso das redes de computadores, que permitiu a automação de muitos aspectos do trabalho em grupo, "groupware", de onde se originaram as técnicas de trabalho em equipe e os conceitos de Intranet, como o Lotus Notes, originalmente lançado no mercado pela empresa fornecedora da planilha eletrônica Lotus 123.

Há uma grande massa de informações no formato de texto que não é processada pelos computadores das corporações, mas apenas pelos cérebros humanos, trabalhando de forma primitiva e isolada. A questão é: se a inteligência combinada tem sido a solução dos problemas complexos, porque não seria também a solução para processar toda essa informação mal utilizada?

Nenhum comentário: