14 de julho de 2008

Sistema de Integração Corporativa – Sicorp (4ª parte)

Roteiro de Análise da Proposta de Parceria

Questões leigas

Qc1 - Quais as aplicações de um sistema genérico, como o Sicorp, que tem a capacidade de fazer verificação de coerência lógica em dados complexos de texto?
Resposta: Essa pergunta é semelhante a perguntar: quais as planilhas ou aplicações que podem ser feitas com o programa de planilha eletrônica? quais as contas que podem ser feitas com o sistema numérico? quais os textos que podem ser escritos com as palavras da língua escrita? que viagens podem ser feitas com um avião? para onde os pássaros podem voar? para onde os peixes podem nadar? etc..
Observação: a pergunta correta é: o que o sistema faz? e a resposta é simples: "verificação de coerência lógica em dados complexos de texto" - quem não entende como se usa a lógica na ciência não sabe a importância disso.

Qc2 - Onde está o Sistema?
Resposta: As informações estão nas corporações usuárias; a tecnologia de informática para automação está nas empresas de software e hardware; a inteligência está nos cérebros humanos; o conteúdo operacional excelente está na International Standard Organization - ISO; o conteúdo das inovações do processo EBEP - ISO e a solução do problema da verificação de coerência lógica em dados complexos de texto estão na PlanNet.

Questões gerais

Qg1 - Qual o objetivo de se fazer uma proposta de parceria em um negócio?
Resposta: O objetivo de se fazer uma proposta de parceria em um negócio é definir o objeto da proposta, apresentar as vantagens e a contrapartida necessária para cada parceiro, de modo a permitir uma avaliação criteriosa que conduza cada parceiro à decisão de aceitar ou não a proposta.

Qg2 - Uma parceria é estabelecida de forma unilateral?
Resposta: Parceria é um acordo, logo, não pode ser unilateral. Está implícito em uma parceria que cada parceiro está sendo convidado para analisar e discutir e aprimorar a proposta.

Qg3 - Quais são as regras de negociação entre instituições?
Resposta: Além de atender aos requisitos da lei, uma negociação deve observar as regras de comportamento ético e profissional entre os parceiros.

Questões metodológicas

Qm1- Como analisar um documento técnico?
Resposta: A análise de um documento técnico é dividida nas seguintes fases: a) verificação da estrutura de tópicos do documento; b) verificação da coerência lógica no conteúdo dos tópicos; c) avaliação do mérito da proposta contida no documento.

Qm2 - Como verificar a estrutura de tópicos de uma proposta técnica?
Resposta: Verificando se a estrutura de tópicos tem, pelo menos, um resumo, uma apresentação, uma justificação e uma conclusão.

Qm3 - Como verificar a coerência lógica da proposta?
Resposta: Verificando se o conteúdo de cada tópico apresenta clareza, concisão e coerência lógica entre os períodos e entre os tópicos.

Qm4 - Como avaliar o mérito da proposta?
Resposta: O mérito de uma proposta é o conjunto de benefícios e vantagens que ela oferece, em comparação com o esforço necessário para sua implementação.

Qm5 - Como avaliar uma proposta de parceria em projeto de investimento?
Resposta: Como se trata de análise de projeto de investimento, que é um assunto técnico, então, esta avaliação requer uma análise criteriosa, racional e objetiva, desenvolvida por técnicos competentes em análise de projetos de investimento.

Qm6 - Que abordagem de análise deve ser utilizada?
Resposta: A análise racional emprega a lógica matemática e a abordagem científica cartesiana de análise ou método reducionista, assim definido:
“Análise, segundo Descartes, é uma das quatro regras do método científico reducionista, que consiste em: "dividir cada uma das dificuldades, isolando-as em tantas partes quantas forem necessárias para melhor resolvê-las". A enumeração é outra regra do método científico de Descartes, que recomenda realizar enumerações tão cuidadosas e revisões tão gerais, que se possa ter certeza de nada haver omitido. A evidência: é a regra da metodologia científica pela qual não se deve acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito e não incluir juízos, senão aquilo que se apresente com tal clareza ao espírito que se torne impossível a dúvida. A síntese é o processo de conduzir ordenadamente os pensamentos, principiando com os objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, em seguida, pouco a pouco, até o conhecimento dos objetos que não se disponham, de forma natural, em seqüência de complexidade crescente.”

Qm7 - Quais os critérios que devem ser utilizados para julgar um projeto de investimento?
Resposta: Devem ser utilizados os critérios específicos de aprovação de projetos de investimento.

Em resumo, concluímos que devemos proceder uma análise "top down" da proposta de parceria, de acordo com um processo, que inicia com uma visão do conjunto, para depois enumerar e analisar cada uma das partes, desenvolvendo questões e buscando respostas na forma de evidências. E finalmente, deduzir uma conclusão, com base nos critérios de aprovação para projetos de investimento.

Outras questões gerais relativas a projetos de investimento

Conforme concluímos, para avaliar o mérito da proposta de parceria é preciso conduzir uma análise em diferentes níveis de aprofundamento.

Qe1 - O que é esperado de uma proposta de parceria?
Resposta: A proposta deve apresentar um objeto de parceria que ofereça benefícios e vantagens bastantes para satisfazer aos interesses de cada parceiro.

Qe2 - Quais as regras para negociar parcerias em inovações tecnológicas?
Resposta: Além das regras de negociação institucional é preciso seguir o protocolo para revelação de conteúdo, de forma a garantir os direitos da propriedade intelectual.

Qe3 - O que é exigido de um projeto de investimento?
Resposta: Um projeto de investimento deve acenar com benefícios e vantagens para os investidores e para a sociedade. Além disso deve apresentar viabilidade técnica, que se desdobra em: viabilidade jurídica e contratual, viabilidade econômica, viabilidade tecnológica e exeqüibilidade.

Qe4 - Como se verifica a viabilidade jurídica e contratual de um projeto de investimento em parceria?
Resposta: A viabilidade jurídica se verifica através da legalidade da atividade econômica e a viabilidade contratual através da verificação da legalidade e abrangência das cláusulas contratuais.

Qe5 - Como se verifica a viabilidade econômica de um projeto de investimento?
Resposta: Supondo que existe uma necessidade ou demanda significativa a ser atendida na sociedade; supondo que o objeto atende a essa demanda de forma satisfatória e de acordo com os preceitos da lei; então, a viabilidade econômica de um projeto de investimento pode ser verificada através de comparação com outros projetos concorrentes usando os seguintes parâmetros: valor total do investimento; custos operacionais; taxa de retorno do investimento e estimativa de risco do empreendimento; tendência de crescimento do setor da atividade econômica do projeto.

Qe6 - Como se verifica a viabilidade tecnológica de um investimento?
Resposta: Supondo a existência e disponibilidade da tecnologia e supondo o emprego correto da tecnologia, então a viabilidade tecnológica de um investimento é aferida através dos parâmetros usados para medir a funcionalidade do processo de produção de bens ou serviços (eficiência, eficácia e efetividade).

Qe7 - Como se verifica a exeqüibilidade de um projeto de investimento?
Resposta: Supondo que haja viabilidade técnica, e observando que todo projeto é fixo no tempo e no espaço, a verificação de exeqüibilidade é a verificação da existência de algum outro fator presente na realidade, que impeça ou dificulte a implementação do projeto de investimento, como por exemplo: a falta de inteligência; existência de interesses políticos contrariados; a não existência de recursos humanos capacitados; falta de matéria-prima ou insumos; existência ou formação de grandes forças concorrentes; a falta de capital para o investimento.

Nenhum comentário: