12 de julho de 2008

Sistema de Integração Corporativa – Sicorp (3ª parte)

O Sicorp é um sistema universal e definitivo


Uma língua falada ou escrita, qualquer que seja ela, procura estabelecer uma representação para se referir a cada coisa concreta ou abstrata existente no mundo, de forma que, há uma palavra para representar cada coisa. Se estamos nos referindo a um objeto desconhecido, para o qual não há uma palavra específica como sua representação, sempre será possível criar uma nova ou usar uma palavra genérica seguida de uma descrição qualquer do objeto. É fácil concluir que, através de uma linguagem nós podemos representar todas as coisas existentes no nosso universo.


O Sicorp é um sistema de inteligência combinada que utiliza a linguagem escrita como forma de representação dos fatos. Como a existência de um objeto é um fato, então, existe uma representação na linguagem escrita, associada a cada classe de objetos, e para cada objeto com existência e identidade no mundo real. Assim, podemos também afirmar que todos os objetos existentes no mundo podem ser representados através da linguagem escrita. As relações entre os objetos também são fatos que podem ser representados pela linguagem escrita.A estrutura de objetos do Sicorp é universal, porque ele engloba todos os signos usados na linguagem escrita. Ao representar todos os substantivos concretos e abstratos através de suas classes, o Sicorp engloba representações internas para todas as classes de objetos com existência e identidade no mundo real. Ao representar a classe dos verbos da linguagem e a classe dos quantificadores, ele também pode representar todas as ações e todas as relações ou associações que se estabelecem entre os objetos do mundo real.


Internamente ao Sicorp, todas as classes de objetos com existência e identidade no mundo real são, em termos de programação, tipos de dados abstratos ou classes derivadas da classe substantivo. Ao englobar todos os objetos do mundo real e suas relações e associações, o Sicorp cria no interior da máquina uma representação virtual do mundo no seu universo virtual, onde todos os fenômenos da natureza podem ser representados.


A importância disso não é meramente retórica, mas também prática, porque se estivermos considerando todas as classes de objetos ou tipos de dados abstratos e todas as relações usadas em todos os sistemas de informática existentes no mundo reunidas, nós teremos, no máximo, um subconjunto da base de dados abstratos do Sicorp.


A conseqüência disso é que o Sicorp pode evoluir na sua estrutura, de forma a substituir qualquer outro sistema existente no mundo, sem que tenhamos que criar novas representações para classes de objetos. Em outras palavras, a base de dados criada a partir do Sicorp é uma base de dados definitiva, que jamais precisará ser mudada, enquanto a tecnologia de computadores modelo Von Newman predominar. Por isso o Sicorp é um sistema praticamente definitivo.

Nenhum comentário: